Experimento de Campo: MRU: A Cinemática do Flipbook

"Os profissionais que criam desenhos animados e jogos de computadores muitas vezes fazem uso da Cinemática para tornar realista a movimentação de seus personagens no cenário da história.
Quando passamos rapidamente as páginas do bloquinho de papel ou as bordas do caderno no movimento chamado flipar. Os Flipbooks são pequenos livrinhos com desenhos em cada página, que quando folheados rapidamente cria a ilusão de movimento, funcionando como cinema e animação.


Só podemos visualizar os movimentos nas animações e no cinema devido à chamada 'persistência da imagem na retina'. É como se cada imagem que nossos olhos enxergam ficassem uma fração de segundo a mais na memória visual do que o tempo que foi realmente vista. Então, quando vemos uma sequência de imagens passarem rapidamente diante de nossos olhos, temos a impressão que ela está se movendo."

Nessa atividade, os alunos do Colégio Estadual "Zacarias de Góis", do primeiro ano "E" criaram, em grupo, um desenho animado realista, mostrando como se realiza a movimentação de corpos diferentes em um cenário. Para isso aplicaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de Cinemática, para animar uma sequência de quadros que modelam um conjunto de condições físicas.

Foi feito o desenho de forma sequencial e gravado o vídeo, os resultados foram esses:
 

Vídeo do flip-book do grupo 1.
Componentes do Grupo 1:

  • Nyvea Ellen
  • Líviny Aguiar
  • Thaísa Yara
  • Bianca Alves
  • Dayane Batista
  • Ana Valéria
  • Joyciane Alves
  • Vitória Aparecida






vídeo do flip-book do Grupo 4.
Componentes do Grupo 4:

  • Ellen Vitória
  • Guilherme Costa
  • Martha Vitória
  • Maria Clara
  • Camila Gomes
  • Maria Vitória
  • Ana Cecília
  • Thaís Estephanie
  • Paulo Henrique
  • Adrielly


vídeo do flip-book do Grupo 5
Componentes do Grupo 5:
  • Sandra Cristina
  • Yasmin Borges
  • Bruna Estephanie
  • Rayssiellen Gomes


vídeo do flip-book do Grupo 3:
  • Componentes do Grupo 3:

  1. Tharso Rotemberg
  2. Rafael Junior
  3. Jaifferson
  4. José Orlando 
  5. Jordan Thessio
E seguindo em anexo vem as respostas para o questionário:

1. Por que o seu flipbook executa um MRU?
Porque ele constantemente muda de posição.
2.Você seria capaz de medir o tempo em que cada imagem é executada? Seria possível afirmar que há MRU em seu flipbook?
Sim, seria capaz de medir e sim, seria possível, pois as posições mudam.
3. Em quais situações poderia haver um movimento progressivo ou retrógrado em seu flipbook?
Em todas as situações o movimento é progressivo.
4. Quanto tempo leva entre cada imagem que nossos olhos enxergam?
1 segundo cada imagem.
5. Qual a explicação para o fato de seu experimento não ter tido a sensação de movimento? Caso aconteça.
Não aconteceu.
 6. O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que utilizavam. Suponha que a sequência de imagens apresentada na figura foi obtida com o auxílio de câmeras fotográficas dispostas a cada 1, 5 m ao longo da trajetória do cavalo. Sabendo que o período do movimento foi de 2,0 s, a velocidade média do cavalo é?


Analisando a sequência de imagens notamos que a partir da décima primeira o movimento do cavalo começa a se repetir.
Portanto, durante um período T = 1/f = 1/0,5 Hz = 2 s, o cavalo percorre 10 x 1,5 m = 15 m. Assim, a velocidade média do cavalo será:

Vm = 15 m/2s   =>  Vm = 7,5 m/s

7. Observe o gráfico abaixo. Associe os pontos 1, 2 e 3 com as figuras A, B e C, ou seja, identificando a que parte do gráfico pertence cada figura classificando abaixo os movimentos em progressivo, retrógrado e constante.
A= retrógrado;
B= constante;
C= progressivo;
8. Com relação ao desenho animado do Papa-Léguas e Coiote, em suas perseguições poderíamos classifica-las como MRU?  Justifique sua resposta.
Sim, porque eles estão em constante movimento. 



Comentários

  1. Ameei o vídeo de vocês, sensacional 👏😍

    ResponderExcluir
  2. Amei a música também, ótima escolha 😁

    ResponderExcluir
  3. O grupo todo tá de parabéns, merece 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo este grupo pela iniciativa, e que todos vocês continuem focados em seus aprendizados,
    deixo aqui minhas felicitações, principalmente para minha filhota Ellen Vitória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade Prática - Calculando velocidade e aceleração