Atividade Prática - Calculando velocidade e aceleração


EXPERIMENTO DE CAMPO SOBRE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

Um dos propósitos da física é estudar o movimento dos objetos a rapidez com que se movem, por exemplo, ou a distância percorrida num dado intervalo de tempo.
o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) caracteriza-se por apresentar aceleração constante cuja trajetória descreve uma linha reta. Este movimento é evidenciado dentro da Cinemática, a qual descreve movimentos independentes de suas causas, voltando as observações e as análises apenas para a descrição matemática do movimento, acompanhando as diferentes posições ocupadas pelos objetos móveis, em função do tempo.

Em palavras, a aceleração de uma partícula em qualquer instante é a taxa com a qual a velocidade está variando nesse instante. Sendo a aceleração constante, esta faz variar a velocidade do objeto. Se a velocidade aumenta com o tempo, o movimento é dito Acelerado; caso a velocidade diminua com o tempo o movimento é Retardado.

Este experimento possibilita a compreensão do Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, através da obtenção de uma aceleração constante, a partir da análise de dados obtidos experimentalmente.


OBJETIVOS 

  • Proporcionar a realização de um experimento sobre MRUV a partir de uma situação cotidiana;
  • Apresentar os conceitos de velocidade e aceleração.



PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  1. Em grupos de até 6 componentes, os alunos deveriam realizar uma corrida, para que assim, calculassem o tempo, a velocidade média percorrida por eles.
  2. O circuito deve ser realizado ao redor da quadra de esportes da escola e os alunos poderão escolher a velocidade com a qual irão percorrer o trajeto
  3. Antes de iniciar a corrida os alunos deveriam medir o comprimento do percusso que seria percorrido pelo aluno.
  4. um aluno marca o tempo no cronômetro, enquanto o outro realizava o percurso.
  5. Os alunos criariam uma tabela, representando os valores de distância percorrido pelo aluno durante sua trajetória no experimento e seu respectivo tempo, e os valores de velocidade e aceleração calculados.
  6. Os alunos construíram gráficos, a partir dos valores calculados na tabela.  

Trabalhos:

Componentes do Grupo 4 do Primeiro "E":
  1. Ellen Vitória
  2. Guilherme Costa
  3. Martha Vitória
  4. Maria Clara
  5. Camila Gomes
  6. Maria Vitória
  7. Ana Cecília
  8. Thaís Estephanie
  9. Paulo Henrique
  10. Adrielly 

No dia 20/06/17 os alunos do grupo 4 de Física do primeiro ano "E" do Colégio Estadual Zacarias de Góis encerraram as atividades práticas de Física, em que o objetivo principal era o de por em prática o que foi ensinado na sala, com aulas teóricas. A turma se dividiu em grupos para a realização da atividade.


O aluno, Paulo Henrique, realiza a corrida para a atividade.
A aluna, Maria Vitória marca o tempo no celular.
Os alunos Guilherme Costa e Maria Vitória medem a quadra.
Os alunos Guilherme Costa, Ellen Vitória, Martha Vitória e Maria Vitória calculam a velocidade e aceleração, da corrida do colega.
Na biblioteca da escola, Zacarias de Góis, os alunos dão início a criação do blog.
Em ordem, da esquerda para a direita: Ellen Vitória, Guilherme Costa, Líviny Aguiar, Martha Vitória, João Guilherme e Francisco Gilmar (Jhon Ferrer).
Em ordem, da esquerda para a direita, os alunos: Guilherme Costa, Maria Vitória e Ana Cecília anotam o tempo da corrida.

Gráfico construído a partir dos resultados obtidos na tabela.
Tabela construída a partir da corrida do aluno.

  • Atividade do Grupo 5:
  • Componentes do Grupo 5:
  1. Sandra Cistina
  2. Bruna Estephanie
  3. Rayssiellen Gomes
  4. Yasmin Borges
Tabela construída a partir das informações da corrida.

Gráfico construído a partir das informações da tabela.



Aluna realiza a corrida para a atividade.

  • Trabalho do Grupo 3:
  • Componentes do Grupo 3:
  1. Tharso Rotemberg
  2. Rafael Junior
  3. Jaifferson
  4. José Orlando 
  5. Jordan Thessio


Aluno, Rafael Junior, momentos antes da corrida.


Aluno, Jaifferson, realizando a corrida para a atividade.


 Aluno, José Orlando, calcula a velocidade e aceleração da corrida do colega.


Tabela construída a partir das informações da corrida.

Gráfico construído a partir dos resultados obtidos na tabela.





Comentários

  1. Ótimo conteúdo!! perfeita iniciativa! Alunos empenhados✅

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS! A todos os componentes do grupo 4 do primeiro ano E do Colégio Estadual Zacarias de Góis.O trabalho está maravilhoso. Parabéns pela iniciativa da criação do blog.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS! A todos os componentes do grupo 4 do primeiro ano E do Colégio Estadual Zacarias de Góis.O trabalho está maravilhoso. Parabéns pela iniciativa da criação do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo este grupo pela iniciativa, e que todos vocês continuem focados em seus aprendizados,
    deixo aqui minhas felicitações, principalmente para minha filhota Ellen Vitória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Experimento de Campo: MRU: A Cinemática do Flipbook